Passo decisivo na evolução pró-sustentabilidade
O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é a síntese da união dos cotonicultores em prol de uma produção mais sustentável de algodão no Brasil.
O ABR se propõe a:
-
Promover a evolução progressiva das boas práticas sociais, ambientais e econômicas a fim de construir uma boa imagem para o algodão brasileiro e conquistar espaço no crescente mercado do algodão responsável.
-
Melhorar continuamente a gestão sustentável das unidades produtivas, à medida que elevarem o nível de conformidade em relação aos critérios da sustentabilidade e do programa ABR.
-
Disseminar entre os associados os pilares da sustentabilidade, colocando o setor alinhado com as questões que orientam governos, entidades e toda a sociedade.
Dois princípios nortearam a criação do ABR: continuidade e evolução.
A continuidade
O programa evidencia o esforço contínuo da Abrapa em promover a sustentabilidade na cultura do algodão brasileiro, num trabalho que mantém desde 2009, com o lançamento do Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal), substituído posteriormente pelo ABR.
A evolução
O produtor deve evoluir sempre, sem perder a base de atuação já adquirida. Assim como o ABR unificou os protocolos do Instituto Algodão Social (IAS, em Mato Grosso) e do Psoal, o benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI) unificou os protocolos do ABR e da BCI.
Três pilares
Para a consecução dos seus objetivos, o programa ABR é sustentado em três pilares: social, ambiental e econômico.
____________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________