Abrapa acompanha visitas de verificação de certificação no MT

Compartilhar
Share on emailMande esta matéria por e-mailShare on printImprimir
Postada em: 14/03/2019


Nos dias 12 e 13 de março, a Abrapa acompanhou em campo, em uma fazenda do município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso (MT), visita de verificação de certificação pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciamento pela Better Cotton Initiative (BCI), que atuam em benchmarking no Brasil, na certificação/licenciamento de pluma sustentável. 

As auditorias fazem parte do calendário anual do ABR/BCI e acontecem em todas as fazendas que desejam obter o reconhecimento oficial de atuação sustentável, concedido pela Abrapa e pela ONG suíça. A visita de verificação é realizada anualmente pela Abrapa para avaliar o andamento da certificação pelos auditores de terceira parte, contratados para checar o cumprimento de uma série requisitos nas dimensões social, ambiental e econômica nas fazendas produtoras de algodão que aderiram ao programa ABR e BCI. Nesta etapa, é checado o cumprimento de 168 itens na lista de Verificação para Certificação da Propriedade (VCP). Na fazenda acompanhada pela associação nesses dois dias, a empresa certificadora responsável foi a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A previsão da Abrapa é de que a agenda de auditorias prossiga até junho nos sete estados participantes do programa. 

De acordo com o consultor de Sustentabilidade da Abrapa, Fernando Rati, com o crescimento esperado no volume de pluma produzida na safra brasileira 2018/2019, a expectativa da Abrapa é de crescimento também na adesão ao programa. O país deve colher 2,6 milhões de toneladas de pluma, sendo o Mato Grosso o maior produtor nacional, que respondeu por 65% do montante colhido na safra 2017/2018.