Abrapa promoveu o II Workshop de Manutenção Uster

Compartilhar
Share on emailMande esta matéria por e-mailShare on printImprimir
Postada em: 11/03/2019

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realizou, nos dias 11 e 12 de março de 2019, das 9h às 18h, o II workshop de Manutenção Uster, ministrado pelo técnico da companhia para a América do Sul, Valmir Soares. Participaram do curso 16 técnicos, representantes dos 11 laboratórios integrantes do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). O workshop ocorreu no Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), em Brasília, e seu conteúdo já levou em consideração o novo recorde esperado para a safra 2018/2019. Neste ciclo, o país deve produzir em torno de 2,5 milhões de toneladas de pluma. O workshop fez parte do terceiro pilar do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que contempla capacitação, orientação, treinamento e atendimento aos laboratórios. Os outros dois pilares são o Banco Nacional de Dados da Qualidade do Algodão Brasileiro e o CBRA.

De acordo com o gestor do Programa de Qualidade da Abrapa, Edson Mizoguchi, manutenção é considerada um tópico muito importante para a qualificação dos laboratórios. “O formato de workshop, ou oficina, permite que os participantes acompanhem e realizem atividades reais de manutenção. Uma coisa muito importante é que o curso está sendo realizado antes da colheita, já visando o grande volume da safra 2018/2019”, disse.

No ano passado, este mesmo treinamento foi conduzido pelo engenheiro sênior da Uster, Jim Pope, que elogiou a estrutura do CBRA e passou informações técnicas que estão contribuindo para dar mais credibilidade ao trabalho do centro e também dos laboratórios. A Uster Technologies é líder global em controle de qualidade têxtil, da fibra ao tecido, sendo uma das principais marcas de instrumentos HVI para análise de algodão.