Sou de Algodão apresenta noite especial na Casa de Criadores e lança desafio para estudantes

Compartilhar
Share on emailMande esta matéria por e-mailShare on printImprimir
Postada em: 22/11/2018

 

"Sou de Algodão", movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil participará pela 2ª vez da Casa de Criadores. Nesta edição, como patrocinador máster, o movimento trará uma noite totalmente dedicada ao algodão e apresenta concurso para estudantes de moda em parceria com o evento.

Na 44ª edição do mais inovador evento de moda do país, o Sou de Algodão apresentará cinco desfiles durante a noite do dia 29 de novembro. O primeiro será assinado pelo movimento e contará com a curadoria de André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores. Juntos trarão para a passarela colaborações entre estilistas e marcas parceiras com modelos que representam a diversidade social. Entre eles Ahlma para NotEqual, Cecília Prado para Alex Kazuo, Equus para Martins.Tom, Highstil para Saint Studio, Kyly para Felipe Fanaia, M.Martan para Rocio Canvas, Mahara Green para Angela Brito, Mr. Stone para D-Aura, Paraguaçu Têxtil para Heloisa Faria, Rovitex para Också, Santista para Rafael Caetano, Sudotex para Jorge Feitosa, Thear Vestuário para Cajá e Vicunha para Ken-Gá. Os outros quatro desfiles que acontecerão na sequência serão dos estilistas Igor Dadona, Isaac Silva, Renata Buzzo e Rober Dognani, apresentando coleções feitas com algodão e tecidos cedidos por Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, HC Têxtil, Jolitex, Santanense, Urbano Têxtil e Vicunha, marcas parceiras da iniciativa.

"A parceria Sou de Algodão e Casa de Criadores, nesta 44ª edição, significa mais um passo no propósito de mostrarmos para o consumidor final que o algodão brasileiro é produzido de forma responsável e sustentável, é uma fibra natural, é confortável e frequenta qualquer ambiente. Estar mais uma vez participando desse grande evento da moda brasileira é uma conquista." comemora Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Abrapa.

Durante o evento o movimento terá um lounge onde divulgará o 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de criadores. O concurso tem como objetivo descobrir novos talentos e incentivar o uso da matéria-prima na moda brasileira. Por isso, todos os trabalhos inscritos deverão ter, no mínimo, 70% de algodão na composição têxtil de todas as peças idealizadas. Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 2018 e/ou primeiro semestre de 2019, e que tenham cumprido, no mínimo, 50% das disciplinas obrigatórias nos cursos de moda, estilo e/ou negócios de moda, e áreas afins, como design, em faculdades e instituições brasileiras de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

"A cadeia de moda brasileira é gigante, porém desarticulada internamente. Existe uma grande carência por iniciativas que promovam o desenvolvimento de redes de contato entre estudantes, professores, pesquisadores, instituições, tecelagens, marcas, estilistas e demais profissionais de moda. A proposta da parceria Sou de Algodão e Casa de Criadores pretende justamente ser essa resposta. Tem tudo para render frutos incríveis, como os que a gente já começa a ver nas passarelas do evento", conta André Hidaldo, idealizador da Casa de Criadores.

Serviço - Desfile Sou de Algodão
Data: 29 de novembro
Local: MAC USP - Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera, São Paulo
Horários: 19h às 20h30 (Lounge) 20h30 (Desfile)

Serviço - Casa de Criadores
Data: 26 a 30/11/2018
Local: MAC USP - Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera, São Paulo

Sobre o "Sou de Algodão" 
Sou de Algodão" é um movimento que incentiva o uso desta fibra natural, essencial na moda e no bem-estar do brasileiro, e tem como objetivo conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima e as práticas responsáveis da cotonicultura. É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda ( http://soudealgodao.com.br/ ), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.

Sobre Casa de Criadores
Maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções.

Desde o início o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.

Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros nos mais variados estágios de carreira.

Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Emicida, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Cotton Project, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.

Sobre o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

A primeira edição do concurso tem como objetivo envolver estudantes na criação de roupas em algodão. Todos os trabalhos inscritos deverão ter, no mínimo, 70% de algodão na composição têxtil de todas as peças idealizadas na coleção.

Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 2018 e/ou primeiro semestre de 2019, e que tenham cumprido, no mínimo, 50% das disciplinas obrigatórias nos cursos de moda, estilo e/ou negócios de moda, e áreas afins, como design, em faculdades e instituições brasileiras de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

As inscrições para o desafio deverão ser realizadas no período de 01 de novembro de 2018 a 03 de março de 2019 através do site www.soudealgodão.com.br/desafio . Serão selecionados seis trabalhos que terão a oportunidade de desfilar na 45ª edição da Casa de Criadores do primeiro semestre de 2019. Nesta etapa os participantes terão suas criações avaliadas na passarela por profissionais da moda e o vencedor fará parte do line-up da 46ª edição do mesmo evento que acontecerá no segundo semestre de 2019.

 

Informações à imprensa:
Index Assessoria
Renata Müller - renata@indexassessoria.com.br