Renner lança calças jeans rastreadas por blockchain

Postada em: 23/05/2022


​A Renner lança hoje, ao lado da Youcom, marca de vestuário jovem do grupo, as primeiras calças jeans rastreadas com blockchain. A tecnologia permite o acompanhamento de todo o ciclo produtivo das peças, do cultivo do algodão à fabricação das roupas. O consumidor poderá acessar um QR Code impresso nas etiquetas que levará a uma página no endereço www.souabr.info, com as informações disponíveis.

Serão três modelos de calça jeans feminina na Renner, já disponíveis para compra em 12 lojas físicas, sendo três no Rio Grande do Sul, três no Rio de Janeiro, duas em São Paulo, uma no Distrito Federal, duas na Bahia e uma em Pernambuco. A descrição das peças no e-commerce da Renner terá informações que direcionam para a landing page do projeto.

No caso da Youcom, são dois modelos de calça jeans feminina que começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho. A empresa ainda não divulgou em quais praças.

Os lançamentos são resultado de uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) por meio do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), que rastreia as fazendas certificadas onde a matéria-prima é produzida. Segundo a empresa, a certificação fornecida pela Abrapa às fazendas possui 183 itens de verificação, incluindo, por exemplo, contrato de trabalho e condições dignas, veto a qualquer tipo de discriminação, segurança e saúde dos trabalhadores e boas práticas de preservação ambiental.

A startup Ecotrace também entrou no projeto para desenvolver a ferramenta de rastreabilidade digital das calças. As outras duas empresas envolvidas são Vicunha Têxtil, nas etapas de fiação e tecelagem, e a Ease Confecções, na fabricação do produto final.

"Este projeto mostra que é possível conciliar moda, inovação e sustentabilidade para dar maior transparência ao processo produtivo, ao mesmo tempo em que nos permite engajar e influenciar os fornecedores e parceiros do nosso ecossistema", diz o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa.

Qual a vantagem de usar blockchain

A tecnologia blockchain criptografa e registra os dados de forma distribuída, garantindo a autenticidade das informações e impedindo qualquer alteração. Isso significa que as informações inseridas por todos os fornecedores envolvidos na cadeia têxtil daquela peça são digitalizadas e auditáveis.

"Não só garantimos que a peça foi produzida em linha com boas práticas socioambientais, como também damos ampla visibilidade ao nosso cliente. Antes de chegar ao guarda-roupa das pessoas, cada peça já terá toda sua história devidamente registrada", observa Costa.

A Lojas Renner S.A. tem a ambição de, até o ano de 2030, alcançar 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão, além de avançar na rastreabilidade de outras matérias-primas têxteis.