Outubro: mês de comemorações para a cotonicultura

Postada em: 04/10/2021


Outubro é um mês especial para a cotonicultura. No dia 7, é celebrado o Dia Mundial do Algodão, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover uma reflexão sobre a importância da fibra para a economia global.  Para os produtores brasileiros, não faltam motivos para comemorar.

 

O Dia Mundial do Algodão (World Cotton Day) foi criado em 2019, na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, a pedido, do Cotton-4 - grupo de países africanos produtores de algodão formado por Benin, Burkina Faso, Chade e Mali. A data conta com o apoio de importantes instituições como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Centro Internacional de Comércio (ITC) e o Comitê Consultivo Internacional para o Algodão (ICAC).

"A Abrapa sempre se dedicou a mobilizar toda a cadeia para a data. Neste ano, não será diferente. Vamos falar do nosso jeito de ser de algodão e convidamos todos os nossos apoiadores, marcas parceiras, associações estaduais e cotonicultores a fazerem o mesmo", conta o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.

 

O algodão é cultivado em mais de 70 países e garante trabalho e renda para milhares de famílias ao redor do mundo. Segundo previsão do ICAC, a produção mundial da fibra deve ser ampliada em 3% na temporada 2021/2, chegando a 24,93 milhões de toneladas. A produção brasileira vem caminhando a passos bem mais largos e deve crescer 20,3% na safra 21/22. Com um volume projetado de 2,79 milhões de toneladas, o Brasil se consolida como quarto maior produtor e segundo maior exportador de algodão do planeta.

 

Mas há ainda mais motivos para comemorar. Neste mês, a Abrapa lançará um projeto inovador para a cadeia têxtil brasileira. "Será uma iniciativa inédita de rastreabilidade de toda a cadeia do algodão responsável, do plantio às lojas. Em parceria com grandes marcas, entregaremos a transparência que os consumidores esperam", antecipa Busato.

 

A Abrapa encerrará o mês de outubro celebrando, no dia 26, 5 anos de outra iniciativa de sucesso: o movimento Sou de Algodão. Lançado em 2016 na São Paulo Fashion Week N42, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, o movimento já conta com mais de 700 marcas parceiras.