Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Postada em: 02/07/2021


- Algodão em NY - Esta semana foi marcada pela divulgação dos números finais de área plantada nos EUA e anúncio do início das vendas de algodão da reserva estatal Chinesa. O contrato Dez/21 fechou em 85,90 U$c/lp, queda de 1% nos últimos 7 dias.  

 

- Preços - Ontem (01/7), o algodão brasileiro Middling 1-1/8" estava cotado a 96,25 U$c/lp (-200 pts) para embarque em Out-Nov/21 (31-3-36) posto Ásia (fonte Cotlook).

 

- Baixistas 1 - O USDA divulgou esta semana o relatório de área plantada neste ano. A área de algodão ficou em 11,72 mm de acres (4,74 mm de hectares), 3,1% a menos que o ano passado. Esse número foi considerado levemente baixista, pois esperava-se uma área um pouco menor devido a melhores preços dos grãos e clima adverso durante o plantio.  

 

- Baixistas 2 - Com esses números de área e a melhoria das condições das lavouras nos EUA (principalmente no Texas, que sofria grande seca), o potencial de produção nos EUA este ano é maior. Mas muita coisa ainda pode acontecer por lá.

 

- Altistas 1 - Nesta sexta à tarde na China, madrugada no Brasil, o governo Chinês anunciou que irá realizar leilões diários de 5 de Julho a 30 de Setembro para vender 600 mil toneladas de estoque antigo de suas reservas.

 

- Altistas 2 - O anúncio pode indicar que o gigante Asiático está se preparando para ir às compras no exterior, implementando sua política de rotação de estoques. 

 

- Altistas 3 - Agora é importante acompanhar com atenção os movimentos da China, que ainda tem que alocar as cotas adicionais de importação de 700 mil toneladas anunciadas em Abril.  

 

- Índia 1 - Nesta semana, a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable passou pela Índia, maior e mais tradicional produtor de algodão do mundo. O Brasil busca aumentar sua participação nas vendas para a 2ª maior indústria têxtil do globo.

 

- Índia 2 - Durante o webinar, clientes afirmaram que o algodão brasileiro pode ocupar um espaço importante na Índia por ser oriundo de colheita mecanizada e sem contaminação, características desejadas pelo mercado local. Baixo conhecimento do produto brasileiro e logística foram citados como desafios.

 

- Cotton Brazil - Após a edição na Índia, o programa Cotton Brazil finalizou a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable, reunindo 921 representantes da indústria têxtil asiática. Durante o mês de junho, a série de webinars passou por Bangladesh, Turquia, Paquistão, Coréia do Sul, Vietnã, Indonésia e Índia, além de um evento presencial na China.

 

- China - A Cncotton.com anunciou esta semana que a área plantada na China este ano deve ficar em 2,83 milhões de hectares, 7% a menos que o ano passado. A estimativa do USDA em Maio era de queda de 1,5% na área plantada da China.

 

- Safra 2020/21 - A Abrapa atualizou os números da safra 2020/21 de algodão. A área plantada ficou em 1,369 milhão de hectares (-17,8%). A produção de pluma ficará em 2,456 milhões tons (-18,2%).  A redução se deveu principalmente ao clima adverso no período do plantio.   

 

- Lavouras - Plantio praticamente finalizado na China, EUA e Paquistão, enquanto na Índia a semeadura segue embalada pelas boas chuvas das monções. O relatório de condições de lavoura nos EUA mostra 52% das lavouras em boas-excelentes condições, mesmo número da semana passada e bem acima dos 41% do ano passado.

 

- Colheita - A Abrapa informa o andamento da colheita da safra 2020/21 de algodão no Brasil até ontem (01/7): BA e TO (12%); GO (14%), MA (7%); MG (22%), MS (25%), MT (2%), PI (15%) SP (65%) e PR (98%). Total Brasil: 5,5% colhido.

 

- Exportações 1 - O Brasil exportou 100,6 mil tons de algodão no mês de junho/21. O volume é 77% superior às 56,7 mil exportadas em jun/20.

 

- Exportações 2 - Faltando um mês para o fim do ano comercial, o Brasil já exportou 2,35 milhões de tons de algodão desde Agosto/2020, recorde absoluto.

 

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

 

- Preços - Consulte tabela abaixo