Movimento Sou de Algodão participará de mais uma edição do SPFW

Postada em: 10/06/2021


A contagem regressiva para mais uma edição do SPFW (São Paulo Fashion Week) já começou. O evento acontecerá entre os dias 23 a 27 deste mês e será 100% digital, atendendo aos cuidados sanitários impostos pela pandemia. Este ano, a edição 51 (N51) terá intervenções interativas, live streaming dos desfiles e apresentações, com cerca de 40 marcas participantes. Dentre elas estreiam nesta temporada: Anacê, Victor Dajusta e Esfer. Ainda voltam a integrar o calendário as marcas Samuel Cirnansck e Wilson Ranieri.

E o Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), já confirmou presença. Além de ser um dos patrocinadores do evento, alguns nomes que se juntam aos estreantes são parceiros do Movimento, como Ronaldo Silvestre, Soul Básico, Weider Silveiro e Rocio Canvas. Isso quer dizer que eles utilizam, no mínimo, 70% de algodão na composição das respectivas criações.

A história entre o Movimento e SPFW já é antiga. O lançamento do projeto ocorreu  na 42ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N42), principal semana de moda da América Latina. O principal objetivo é chamar a atenção do público para a matéria-prima presente e importante na indústria brasileira, além de alcançar os influenciadores do consumidor e do setor têxtil e produtores de moda. Com embaixadores de peso como Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Alexandre Herchcovitch, estilista brasileiro, e Martha Medeiros, estilista com trabalho focado no artesanal e nas tradições locais, iniciou-se a conexão entre o algodão e o universo afetivo do público.

Sou de Algodão continuou marcando presença no evento e nos desfiles, sendo um dos destaques na edição N46 com João Pimenta e sua coleção 100% em algodão. Os looks foram feitos com tecidos de nove marcas parceiras do movimento, mostrando que a moda confeccionada com a fibra tem estilo, elegância e conforto.

Ao completar três anos, em outubro de 2019, nasceu uma ação de aniversário, com o tema "3 anos e 1 propósito: ser responsável sem sair de moda". Na edição 48, os estilistas parceiros, que fazem parte do line up do SPFW, Ângela Brito e Isaac Silva, e os veteranos João Pimenta e Reinaldo Lourenço, criaram estampas exclusivas para as camisetas distribuídas a convidados especiais de seus desfiles e a um público adicional de personalidades, inspiradas no capulho, chamando a atenção de todos para a importância do algodão para a moda brasileira.

Como anunciado, o INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design) e o SPFW acolhem, a partir desta edição, o projeto Sankofa, coletivo de estilistas negros com oito marcas, uma iniciativa da plataforma Pretos na Moda, que busca unificar profissionais racializados do mercado da moda, e da startup de inovação social VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda), que propõe um processo reparatório na moda nacional. São elas: Ateliê Mão de Mãe, Az Marias, Meninos Rei, Mile Lab, Silverio e Ta Estudios. Ainda contam com Naya Violeta, Santa Resistência, que também são parceiras do Movimento Sou de Algodão.

Esta edição é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada, também, por Marisa, Iguatemi, Puig. Com realização de IMM e INMOD.

 

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 36% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

 

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