Abapa conhece ações de promoção do algodão brasileiro

Postada em: 20/04/2021


Dando continuidade à rodada de reuniões com as associações estaduais, o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, esteve nesta terça-feira (20) na Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).  Durante a visita, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão no sentido de conquistar mercados e melhorar a valorização da pluma brasileira.

 

Busato fez um balanço da primeira etapa do programa Cotton Brazil, voltado à promoção do algodão brasileiro no mercado asiático. Desde o lançamento do projeto em parceria com a Apex, em dezembro de 2020, foram realizadas nove reuniões com diplomatas e outras nove com entidades representativas do setor nos principais mercados, além de 10 eventos virtuais, chamados de Cotton Days, com a participação de mais de mil potenciais compradores.

 

"Estamos mostrando para o mundo que produzimos algodão com qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade", relatou Busato. "Queremos aumentar nossa participação no mercado mundial , que hoje é de 20%. Para isso, os produtores precisam fazer a sua parte, especialmente em qualidade da fibra",  pontuou.

 

O presidente da Abrapa também apresentou os números surpreendentes do Movimento Sou de Algodão. O programa, que desde 2016 promove o uso da fibra natural pela indústria têxtil brasileira por meio do incentivo ao consumo responsável, alcançou esta semana 500 marcas parceiras, com a adesão da carioca Reserva.

 

O giro pelas principais regiões produtoras de algodão continua na próxima semana, com visita ao Mato Grosso.