1º Cotton Brazil Outlook promove diálogos com fiações do Vietnã e prevê aumento de marketshare no país

Postada em: 27/01/2021


Na última segunda-feira, 25 de janeiro, aconteceu o 1º Cotton Brazil Outlook Vietnã, promovido por Cotton Brazil, iniciativa da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Este foi o segundo evento virtual da série, sendo que o primeiro aconteceu no dia 21, com a Índia. Os encontros irão contemplar ainda outros países como Coreia do Sul, Turquia, Bangladesh, Paquistão, Indonésia, Tailândia e China, e reunirão autoridades e especialistas do segmento nacional com empresários do ramo têxtil locais. Na ocasião, os participantes recebem informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra.

 

Expectativa é aumento do marketshare

Depois da abertura oficial com Marcelo Duarte, gerente de relações internacionais da Abrapa e gestor de Cotton Brazil, o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, deu as boas-vindas aos presentes. Logo após, o embaixador do Brasil no Vietnã, Fernando Apparício da Silva, deu seu depoimento acerca da relação promissora entre os países, através do algodão.

"O Vietnã se tornou, nos últimos 10 anos, um importante consumidor do algodão brasileiro. Mas nós acreditamos que os números poderão ir além, já que a indústria têxtil vietnamita e a produção de algodão brasileiro irão experimentar um crescimento rápido e sustentável nos próximos anos", afirmou o embaixador.

De acordo com dados da Abrapa, o marketshare do algodão brasileiro teve um aumento significativo no Vietnã entre as duas últimas safras, saindo de 12% em 2018/2019 para 21% em 2019/2020.

O Vietnã é o 3º maior importador global de algodão e o 2º maior importador de algodão brasileiro.   O país do Sudeste Asiático é uma potência industrial, com destaque para o setor têxtil.  Nos últimos cinco anos, este setor cresceu a uma taxa acima de 15% ao ano, colocando o país como o 3º maior exportador mundial de roupas e confecções, somente atrás de China e Índia.

O webinar seguiu com as apresentações de Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da entidade; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea; e Marcelo Duarte, Diretor de relações internacionais da Abrapa.

Nguyen An Toan, Presidente da Vietnam Cotton and Spinning Association – VCOSA – ressaltou a importância da iniciativa para o estreitamento de uma relação colaborativa entre os dois países. "Acredito que eles podem trazer os insights necessários para melhorar a qualidade  ou padronizar a compra de algodão. Acredito também que, em um futuro próximo, as relações comerciais entre a fiação vietnamita e o algodão do Brasil vão se fortalecer".

O evento Cotton Brazil Outlook – Vietnã foi realizado pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil, com apoio da VCOSA - Vietnan Cotton and Spinning Association – e Embaixada do Brasil em Hanoi.

 

Sobre Cotton Brazil

Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor. Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil pretende levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como marketing digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos técnicos e promocionais; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas e parcerias estratégias.  Para coordenar de forma mais efetivas estas ações e fomentar um estreitamento nas relações com os clientes Asiáticos, a Abrapa conta com um escritório em Singapura.

Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com