SBRHVI - Climatização em Foco

Postada em: 27/10/2020


Quando o assunto é aprimoramento constante, nem mesmo a pandemia do coronavírus interrompe o fluxo de aprendizagem do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). Na semana passada, nos dias 21 e 22 de outubro, a Abrapa realizou o curso "Monitoramento e Controle de Central de Climatização", como parte do Terceiro Pilar do programa, o que diz respeito à orientação aos laboratórios de análise de fibras participantes. A climatização do ambiente é um dos quesitos essenciais para a qualidade da classificação de algodão. Portanto, aprimoramento técnico e padronização dos itens essenciais para o bom monitoramento, manutenção e controle de climatização são tópicos que precisam estar sempre em dia.

 

De acordo com o gestor de Qualidade da Abrapa, Edson Mizoguchi, o treinamento teve adesão maciça dos laboratórios. Os 11 que integram o programa atualmente estiveram representados pelos seus respectivos técnicos. Os fornecedores também participaram, o que somou 32 pessoas no total.

 

"O fato de ter sido virtual facilitou esta logística", reconhece Mizoguchi, que diz que, originalmente, este curso seria realizado em março, mas os planos ficaram em suspenso por conta do advento da pandemia. O treinamento foi ministrado pelo Senai/Cimatec, tendo como instrutor o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, José Altino de Menezes. Os outros dois pilares que fundamentam o SBRHVI são o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) e o Banco de Dados da Qualidade.