Semana #worldcottonday - Embaixada do Brasil em Bangladesh conhece Projeto Brasil/Ásia

Postada em: 08/10/2020


O Projeto Cotton Brazil chegou a Bangladesh, 2º maior importador de algodão do mundo e 3º mercado mais importante com 12% de participação das importações da pluma brasileira. Para a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) esta é uma nova fronteira comercial a ser explorada e, por isso, reuniu na manhã desta quinta-feira (08) a diretoria da entidade, representantes da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e o embaixador do Brasil em Dhaka, João Tabajara Júnior, com o objetivo de dar continuidade à apresentação do potencial do algodão brasileiro na Ásia.

 

"Seguimos com o propósito de ampliar mercados e vender o algodão brasileiro no mundo todo", disse Julio Busato, vice-presidente da Abrapa, abrindo a reunião virtual. "Temos a ambiciosa meta de colocar o Brasil no topo do ranking das exportações mundiais e faremos isso com a ajuda das embaixadas brasileiras para dar ainda mais credibilidade ao nosso produto e consolidar a imagem de qualidade do algodão do Brasil", pontuou Busato, esclarecendo que o projeto Brasil/ásia é uma iniciativa da Abrapa junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

 

Com 180 milhões de habitantes, Bangladesh é o terceiro destino das exportações de algodão em pluma do Brasil. "Precisamos expandir as oportunidades de negócio porque estamos entre as 40 economias do mundo e o país tem a intenção de diversificar seus fornecedores de algodão", enfatizou o embaixador João Tabajara Júnior, informando que Bangladesh quer diminuir sua dependência junto ao mercado chinês. E com este objetivo, segundo o embaixador, foi criada uma Câmara de Comércio Brasil/Bangladesh. "Acredito que, estabelecendo uma aproximação com as entidades comerciais e mecanismos diretos de relacionamento, é possível que, em 2 anos, o Brasil seja o segundo maior fornecedor de algodão em Bangladesh", avaliou Tabajara.

 

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, Bangladesh é o 4º país do mundo em importações de algodão, responsável por 6,5% da importação global. "É um grande mercado, com possibilidade de novos engajamentos para criação de diversas ações em 2021", apontou Duarte, explicando o motivo de a Abrapa estabelecer seu escritório em Singapura. Participaram ainda da reunião, o ex-presidente e atual conselheiro consultivo da Abrapa, Arlindo Moura e o diretor da Anea, Miguel Faus.

 

01.10.2020

Imprensa Abrapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Ivana Ramacioti – Assessora Assistente

(71) 98836-0313

www.abrapa.com.br