Comitê técnico avalia resultados parciais e traça novas metas para o Projeto Bicudo em seminário virtual

Postada em: 02/10/2020


Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o comitê técnico, Abrapa e IBA do "Projeto Bicudo" se reuniu virtualmente num seminário para avaliar o andamento e os rumos da plataforma, que tem por meta desenvolver, no Brasil, uma variedade de algodão transgênico resistente ao bicudo-do-algodoeiro. Este projeto foi firmado em 2017, como uma parceria público-privada entre a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o Instituto Mato-grossensse do Algodão (IMAmt), a Embrapa e a Fundação Eliseu Alves. Com orçamento de R$18,5 milhões e cinco anos de prazo, o desafio é prospectar moléculas e tecnologias para chegar a uma variedade resistente à praga, que, desde 1983 se instalou no Brasil, e, apesar de bem controlada, ainda representa 10% dos custos dos produtores com proteção de cultivos.

 

"Chegar de fato a um evento transgênico é uma meta muito arrojada, mas estamos trabalhando para alcançar o mais próximo disso que pudermos. Uma tecnologia brasileira será um marco histórico para nós, mas exige muito tempo e investimento vultoso. Estamos confiantes, com os resultados até agora, mas rever metas é parte do processo. Por isso, nosso foco será a prospecção incansável de moléculas promissoras", afirmou o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero. Um outro seminário ficou pré-agendado para março de 2022, para apresentação dos resultados finais.

 

Participaram da reunião, representando o IMAmt, Marcos Fernando Basso, Jacob Crossariol Netto, Maria Luiza Zardo e Tamires Rego. Pela Embrapa Cenargen, Maria de Fátima Grossi de Sá e Leonardo Lima Pepino. Presentes pela Embrapa Algodão, José Jaime Vasconcelos, José Ednilson Miranda e Bruna Mendes Diniz; no grupo de representantes da Abrapa, Marcio Portocarrero, Francisco Júnior e Marc Giband. Por fim, pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Jorge Toledo.

 

02.10.2020

Imprensa Abrapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Ivana Ramacioti – Assessora Assistente

(71) 98836-0313

www.abrapa.com.br