Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Postada em: 02/10/2020


Algodão em NY - Semana de poucas emoções até aqui, com os produtores do hemisfério Norte focando na colheita de suas safras.  O contrato dez/20 fechou ontem a 65,91 U$c/lp, com alta de 0,7% nos últimos 7 dias.  Hoje há expectativa de realizações devido à notícia de que o presidente americano Donald Trump testou positivo para Covid-19, faltando um mês das eleições no país.

Altistas - As vendas líquidas de algodão dos EUA na última semana subiram para 56,6 mil toneladas, seguidas pela Turquia com 14 mil toneladas, pela China com 13,3 mil toneladas e Vietnã com 9,2 mil toneladas. As exportações da semana somaram 51,2 mil toneladas com acumulado, em 20/21, de 500 mil toneladas, 36% acima do ano passado.

Altistas 2 - O mercado de algodão continua em um patamar bem diferente desde o dia da mentira (01/04), quando o contrato de Dez/20 fechou em 50,41.  Boa parte desta retomada se deve à grande participação de especuladores na posição comprada (long), embalados pela alta liquidez dos mercados financeiros globais.

Baixistas – Os especuladores são peças importantes ao darem liquidez e assumirem riscos nos mercados de commodities.  Entretanto, um movimento de saída destes investidores devido a alguma mudança de cenário pode impactar negativamente os preços.

Baixistas 2 – Os casos COVID-19 estão novamente em alta nos EUA.  Esta madrugada o Presidente Trump anunciou que ele e a esposa, Melania Trump, testaram positivo para a doença.  Já são mais de 7 milhões de infectados no país, com quase metade dos estados relatando aumento nos casos.

África - O ICAC (Comitê Consultivo Internacional do Algodão) anunciou esta semana em seu relatório mensal que, devido aos preços baixos e às dificuldades de exportação em função da menor demanda causada pela COVID-19, quase todos os países da África Ocidental reduziram suas áreas plantadas de algodão, exceto na Costa do Marfim.

China - A maior economia da Ásia está celebrando seu maior feriado depois do ano novo Chinês.  De 01 a 08 de Outubro a China entra em feriado para celebrar duas datas muito importantes para o país: o Dia Nacional e o Festival da Lua (ou Meio-Outuno).  Este festival, que tem mais de 3 mil anos de história, celebra a colheita no país.

China 2 - Portanto teremos poucas novidades vindas do gigante Asiático na próxima semana.

Cotton Brazil – Em reunião com o Embaixador do Brasil na Indonésia José Amir da Costa Dornelles, diplomatas e também com o adido agrícola no país, Gustavo Bracale, lideranças da Abrapa, da ANEA e da Apex Brasil discutiram estratégias para aumentar ainda mais a participação de mercado do algodão brasileiro no país.  O Brasil divide a primeira colocação neste mercado com os EUA.

Indonésia - Com população de 268 milhões de pessoas, a Indonésia é o 6º maior importador global de algodão.  No último ano comercial (19/20) o país do sudeste asiático importou 198 mil toneladas de algodão Brasileiro, ou 10% do total exportado.

Dia Mundial do Algodão - No próximo dia 07/10, o mundo vai celebrar o Dia Mundial do Algodão e a Abrapa. Alinhada com outras organizações internacionais irá realizar diversas ações de comunicação no Brasil e no exterior para celebrar esta importante data.

Agenda - Além do Dia Mundial do Algodão (7/10) e do mega feriado Chinês, a semana que vem será marcada pelo anúncio do relatório de oferta e demanda de Outubro do USDA na Sexta 9/10.

Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 55%; Bahia: 69%; Goiás: 76%; Minas Gerais: 70%; Mato Grosso do Sul: 97%; Maranhão: 45%; Piauí: 72%; São Paulo: 100%; Tocantins: 69% e Paraná: 100%. Média Brasil: 60% beneficiado.

Exportações - As exportações brasileiras de algodão fecharam Setembro com 158,9 mil toneladas de pluma exportadas.  O volume exportado foi aquém do esperado e 3.5% a menos que Set/19.

Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.

WhatsApp Image 2020-10-02 at 10.16.54.jpeg