Abrapa apresenta movimento Sou de Algodão no Inspiramais

Postada em: 28/08/2020


A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) apresentou o movimento Sou de Algodão, no último dia 27 de agosto, na edição 100% digital do salão de design e materiais para moda, Inspiramais. Totalmente alinhado com o conceito do Sou de Algodão, o salão tem como propósito promover o desenvolvimento de materiais que tenham capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor. O Inspiramais recebe a visita de quase 8 mil pessoas a cada edição e, este ano, por conta das circunstâncias ligadas à pandemia da Covid-19, toda a programação foi transmitida online

 

Em sua palestra, o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarreiro, enfatizou que o algodão, uma fibra têxtil natural, biodegradável e versátil, dentre vários outros atributos, não deixou de ser inovadora e está sempre evoluindo. "Da forma como o algodão é produzido no país, ele também é responsável, inclusivo e competitivo", afirmou. Segundo Marcio Portocarrero, quando alguém escolhe comprar uma peça feita de algodão, especialmente se produzida no Brasil, está consumindo um produto que tem uma história que pode ser rastreada; que, da lavoura até o beneficiamento, foi produzido com respeito ao meio ambiente e às pessoas, e que, quando o seu ciclo se cumprir, até o descarte – passando antes por todas as reciclagens possíveis –, voltará a natureza onde vai se degradar.

 

No evento, Portocarrero frisou a sustentabilidade, um dos quatro compromissos fundamentais da Abrapa – junto com qualidade, rastreabilidade e marketing –, evidenciando a posição de liderança do país no fornecimento de fibra sustentável ao mercado global. "Na safra 2018/2019, o Brasil respondeu por 36% de todo algodão licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI) no mundo", celebrou. O executivo também explicou o funcionamento do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que é integrado às outras iniciativas da Abrapa, como o Sistema Abrapa de Identificação (SAI), de rastreabilidade; o Standard Brasil HVI (SBRHVI), de qualidade, e o pilar do marketing, que engloba o Sou de Algodão.

 

 Ao longo de quatro anos, o movimento Sou de Algodão já conversou com os mais diversos profissionais de moda, desde os estudantes, até os professores e designers. Atualmente o movimento já congrega 300 marcas, dos diferentes segmentos da cadeia produtiva da fibra e da indústria têxtil. "Nosso propósito é despertar o senso coletivo em torno da moda responsável e do consumo consciente, agregando valor ao produto brasileiro e fomentando a união entre todos os elos, até chegar ao consumidor final", concluiu.

 

 

27.08.2020

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