Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Postada em: 26/06/2020


Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão no seu WhatsApp

 

📊 Algodão em NY - Os contratos futuros de algodão em NY fecharam os últimos sete dias relativamente estáveis.  O contrato dez/20 fechou a semana com ligeira alta de 0,3%, a 59,70 c/lp.

 

🐂 Altistas - Semana que vem, terça dia 30/6, o mercado finalmente terá os números finais de área plantada nos EUA, com a divulgação do Acreage Report do USDA. Em março, o USDA previu 13,7 milhões de acres. A mediana das estimativas das consultorias é de 13,2 milhões de acres, variando de 11,9 a 13,9 milhões de acres.

 

🐂 Altistas 2 - O relatório de Crop Progress, do USDA, mostrou que 75% das lavouras dos EUA estão em condições de "boa" a "excelente", enquanto na safra passada este indicador foi de 83%. Na semana passada, choveu no West Texas, no entanto, em algumas lavouras a chuva chegou tarde demais. A área de Memphis Eastern está com temperatura mais baixa do que o normal.

 

🐻 Baixistas- Nesta semana, os mercados foram pressionados pelas notícias de um crescimento nos casos Covid-19 dos EUA.  Na quinta-feira, os Estados Unidos registraram em torno de 40.000 novos casos de Covid-19, recorde diário pelo segundo dia consecutivo.

 

🐻 Baixistas 2- Além disso, o FMI- Fundo Monetário Internacional afirmou nesta quarta-feira que a economia global se contrairá ainda mais do que a previsão anterior do órgão.  O FMI disse na quarta-feira que a economia global encolherá 4,9% este ano, em comparação com a estimativa de abril de 3%.

 

🇨🇳 🇺🇸 Acordo Comercial - Apesar do assessor da Casa Branca, Peter Navarro, sugerir em uma entrevista à Fox News, esta semana, que o acordo comercial EUA-China havia terminado, os mercados se acalmaram rapidamente depois que o presidente Trump tuitou que o acordo estava "totalmente intacto".  A China esta semana respondeu por 90% das compras de algodão americano, mas dificilmente cumprirá os termos do acordo.

 

🇺🇸 Plantio - Para a semana que terminou em 21/6, o USDA estimou o plantio da safra de algodão de 2020 em 96%, com a maioria dos estados com o plantio praticamente finalizado.  Missouri (90%) e Oklahoma (87%) são as situações mais críticas.

 

🇨🇳 China - Esta semana será de pouco movimento comercial na China, pois além das novas medidas de distanciamento social em Pequim, o país está em feriado. De 25 a 28 de junho, os Chineses comemoram o Chinese Dragon Boat Festival. 

 

🇻🇳 Vietnã - Dados econômicos divulgados mostram que a economia do Vietnã, segundo maior importador de algodão brasileiro, está se recuperando dos impactos do Covid-19, como indicam os crescentes números de consumo e manufatura em maio.  O governo revisou a meta de crescimento do PIB para 4,5-5,4% neste ano, abaixo dos 7% de crescimento do ano passado.

 

🇧🇷 Colheita - A Abrapa informou o progresso da colheita da safra 2019/20 de algodão no Brasil até a semana passada: Mato Grosso: 0,1%; Bahia: 4%; Goiás: 14%; Minas Gerais: 10%; Mato Grosso do Sul: 31%; Paraná: 90%;  São Paulo: 85%; Maranhão 10%: e Piauí: 6%. Média Brasil: 3% colhido

 

🇧🇷 Agenda - No dia 29/6, ocorrerá um webinar, promovido pela Abrapa, com o tema Ásia - Geopolítica e Comércio Internacional: Cenários para o Algodão Brasileiro.  Este evento faz parte do Ciclo de Debates: promoção e presença do algodão brasileiro no exterior, e integra o projeto de promoção do algodão brasileiro, em parceria com Apex Brasil e Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão).

 

🚢 🇧🇷 Exportações - O Brasil exportou 16 mil toneladas de algodão em pluma na terceira semana de junho/20.  O total exportado nas três primeiras semanas foi de 32,6 mil toneladas.

 

📉📈 Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de

preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.

boletim 26.06.jpeg