Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Postada em: 12/06/2020


Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão no seu WhatsApp

 

📊 Algodão em NY - Após rally na última sexta (5/6), os contratos futuros de algodão em NY voltaram a cair durante a semana.  Nesta quinta (11/6), pesaram negativamente os receios sobre uma possível segunda onda de Covid nos EUA e também as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.  O contrato dez/20 fechou a última semana (até ontem) com baixa de 0,15%, a 59,49 centavos de dólar por libra-peso (c/lp).

 

🐂 Altistas- Dados divulgados ontem confirmam que o mercado de trabalho americano continuou seu retorno à normalidade, mesmo que o desemprego ainda esteja elevado.  Números da Covid em queda: EUA, Itália, França, Alemanha, Espanha e Rússia.  Com relação ao algodão, o relatório de vendas de exportação dos EUA para as safras 19/20 e 20/21 mostrou números consideravelmente superiores aos registrados na semana anterior, apesar de serem oriundos somente de dois países: China 🇨🇳 e Vietnam 🇻🇳.

 

🐻 Baixistas- Ontem o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a recuperação econômica terá "um longo caminho", apesar de reafirmar a intenção do Banco Central Americano de fornecer estímulos à economia, enquanto for necessário, e manter a taxa de juros próxima a zero até, pelo menos, 2022.  Em relação ao mercado de algodão, o USDA divulgou o relatório de oferta e demanda (WASDE) considerado baixista ontem.

 

🌎 Oferta e Demanda – As projeções globais de algodão para 2020/21, divulgadas ontem pelo USDA no WASDE de junho, mostram consumo menor e estoques finais mais altos. Os estoques finais mundiais aumentaram 1,1 milhões de toneladas nas projeções deste mês, refletindo cortes adicionais no consumo mundial de pouco mais de 400 mil toneladas tanto em 2019/20 quanto em 2020/21.

 

🌎 Oferta e Demanda 2- O consumo mundial em 2020/21 foi revisado para baixo, puxado por reduções de 220 mil toneladas na previsão para a China 🇨🇳, e de 110 mil t para a Índia 🇮🇳 . O órgão ainda estimou, no seu relatório, que os estoques finais do mundo, em 2020/21, deverão ser de 22,8 milhões de toneladas, ou 91,5% de relação estoque/uso.

 

🇺🇸 Plantio - O USDA divulgou esta semana mais um relatório sobre o progresso da safra 2020.  Segundo a publicação, o plantio da safra de algodão de 2020 atingiu 77%, número abaixo da média dos últimos cinco anos (80%).  Em relação às condições da lavoura, o departamento indica que 87% das plantações estão regulares ou boas, em comparação com 89% na safra passada.

 

🇺🇸 Subsídios - Reportagem desta semana do New York Times mostra que o programa de US$ 28 bilhões do governo Trump (2018 e 2019), para compensar os agricultores pelas perdas pela guerra comercial 🇨🇳 x 🇺🇸, ajudou, desproporcionalmente, o setor do algodão dos EUA. Segundo o jornal, os produtores de algodão receberam 33 vezes mais em subsídios federais em 2019, do que a renda que realmente perderam, devido a interrupções no comércio.

 

🇧🇷 Colheita - A Abrapa informou o progresso da colheita de algodão da safra 2019/20 no Brasil: Bahia: 3%; Goiás: 7%; Minas Gerais: 5%; Mato Grosso do Sul: 16%; Paraná: 80%; São Paulo: 73%. Os estados do Maranhão e Piauí iniciam esta semana, enquanto Mato Grosso deve iniciar a colheita das primeiras lavouras na próxima semana.

 

🚢 🇧🇷 Exportações - O Brasil exportou 9,6 mil toneladas de algodão em pluma na primeira semana de junho/20. 

 

📉📈 Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.


WhatsApp Image 2020-06-12 at 12.52.45.jpeg