Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Postada em: 08/05/2020


⬆Algodão em NY - Nesta quinta-feira, após o anúncio pelo USDA de mais uma semana de números significativos de vendas externas de algodão, os preços da pluma em NY tiveram importantes ganhos.  As razões para o entusiasmo de ontem foram duas: 1) os números de exportação reportados esta semana foram muito acima dos números necessários para cumprir as estimativas para este ano comercial feitas pelo USDA e 2) praticamente 60% das vendas semanais foram para a China.


 

Relações China-EUA - Mercados em alta também hoje pela manhã como consequência dos sinais de alívio nas recentes tensões comerciais entre EUA e China.  O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e o representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer, conversaram via telefone esta manhã com o vice-primeiro-ministro chinês Liu He.  As autoridades discutiram a implementação da fase 1 do Acordo Comercial firmado em janeiro. Os dois países, que voltaram a se atritar, concordaram em trabalhar juntos para criar um ambiente favorável para a implementação da ainda neste ano.


 

China - Com o alívio das tensões entre China e os EUA, crescem as especulações que o gigante asiático poderá adquirir em torno de 1 milhão de toneladas de algodão para sua reserva estatal.  Esta tem sido a expectativa quem tem motivado as recentes altas, apesar dos dados muito baixistas de oferta e demanda.


 

🌎 Oferta e Demanda - Esta semana o ICAC e a Cotlook reduziram suas previsões de consumo global de algodão para este ano comercial (19/20).  O ICAC reduziu em 1,65 milhão de toneladas para 22,94, enquanto a Cotlook está prevendo consumo de 22,49 milhões de toneladas.  Estes números estão bem abaixo das ultima estimativa de consumo mundial divulgada mês passado pelo USDA: 24,08 milhões de tons.


 

🌎 Oferta e Demanda 2 - Na semana que vem (12/05) o USDA divulgará seu relatório mensal de oferta e demanda.  Há grande expectativa em relação à esta divulgação, principalmente porque será o primeiro relatório mensal a trazer o quadro de oferta e demanda do próximo ano comercial (20/21).

 

✅ Qualidade - O Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), laboratório central da Abrapa, recebeu esta semana acreditação do Inmetro para seus ensaios de comprimento, índice de uniformidade, resistência a ruptura, micronaire, grau de reflexão e grau de amarelamento, por HVI.  A acreditação é mais uma prova, reconhecida pelo mercado internacional, da qualidade brasileira na classificação de algodão.


 

Safra 19/20 - Brasil - O Imea divulgou na última segunda-feira (04/05) a 4ª previsão para a safra 19/20 de algodão em Mato Grosso. A área ficou estimada em 1,13 milhão de ha, um incremento de 1,33% em relação à safra 18/19. Diante do ajuste na área e a manutenção da produtividade estimada para o estado, o Instituto prevê uma produção de pluma de 1,97 milhão de toneladas.


 

Plantio - EUA - O USDA divulgou esta semana mais um relatório sobre o progresso do plantio para a safra 2020.  Já foi plantada 18% da área, um pouco acima da média dos últimos cinco anos: 17%.

 

🚢 Exportações - Brasil - O Brasil exportou 90,5 mil toneladas de algodão em pluma no mês de Abril/20.  Os maiores destinos foram Vietnã (21%), Turquia (19%), China (12%) e Indonésia (10%).  Apesar de ser o menor volume mensal desde Ago/19, foi a maior exportação da história no mês de Abril.

 

Preços - A tabela abaixo  mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.



image006.jpg