Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão no seu WhatsApp

Postada em: 10/04/2020



⬆️ Algodão em NY - Os contratos de algodão negociados na Bolsa de NY (ICE) tiveram uma semana de ganhos.  Os preços da pluma subiram 8,8% esta semana graças a uma visão mais otimista do mercado com relação à crise do Covid-19, acordo entre Rússia e Arábia Saudita e também pelo anúncio que o Federal Reserve injetará mais US$ 2,3 trilhões no pacote de estímulo para a economia americana.  O contrato Dez/2020, referência para a safra nacional 19/20 fechou a última semana com alta de 9,5%, a 55,96 c/lp.  

📊 Oferta e Demanda 1 - O relatório de estimativas de oferta e demanda mundial de abril de 2020 (WASDE) foi divulgado esta semana pelo USDA.   Conforme esperado, as previsões de oferta e demanda de algodão para o ano comercial 2019/20 foram ajustadas para refletir os efeitos econômicos globais da pandemia de Covid-19.  Os números projetam menor consumo e exportações e estoques finais mais altos.

📊Oferta e Demanda 2 - Em termos de consumo global, o USDA projeta uma queda de 8% em relação ao ano anterior (de 26,2 para 24,1 milhões de toneladas), com grandes reduções em todos os grandes consumidores mundiais. Estoques globais deverão ser maiores ao final deste ano comercial: relação estoque/uso global irá de 67% (18/19) para 82% (19/20).  Detalhes dos dados divulgados pelo USDA, em português e em toneladas, encontram-se no relatório em anexo.

📊 Oferta e Demanda 3 - O International Cotton Advisory Committee (ICAC) divulgou sua projeção para o consumo global de algodão em 19/20 um pouco acima do que prevê o USDA: 24,6 milhões de toneladas.

⛽ Petróleo – Arábia Saudita e Rússia anunciaram esta semana que encerraram a guerra de preços do petróleo, concordando em reduzir a produção junto com outros membros da aliança Opep+, em um esforço para poupar o mercado de um colapso causado pela pandemia de Covid-19.

🚜 Produção 20/21 - Segundo o ICAC, embora os impactos do Covid-19 sejam maiores no consumo de algodão do que na produção, é provável que as intenções de plantio nos países do hemisfério norte (que estão iniciando plantio em breve) permaneçam pressionadas pela queda dos preços e pela possível concorrência por culturas alimentares em um cenário de crise. Além disso medidas de lockdown para retardar a disseminação do Covid-19 podem afetar as cadeias de suprimentos de sementes e insumos para a temporada 2020/21.

🚢 🇺🇸 Exportações – As vendas de algodão 19/20 da semana foram negativas na semana passada em 1.180 toneladas, devido a cancelamentos principalmente da China, mas também da Indonésia, Paquistão e Coréia do Sul, entre outros.  As exportações da semana, por outro lado foram recordes para o ano comercial: 110 mil toneladas.

🚢 🇧🇷 Exportações 1 - No mês de março, o Vietnã foi o maior destino das exportações do Brasil, desbancando a China pelo segundo mês consecutivo.  Em seguida vieram Indonésia, Turquia e Bangladesh. Na primeira semana de Abril o Brasil exportou 11.700 toneladas de pluma.  Este número representa o resultado de apenas três dias úteis. 

🚢 🇧🇷 Exportações 2 - O ranking dos 10 maiores destinos do algodão brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020 traz a China em primeiro lugar (32% do total), seguida do Vietnã (15%), Bangladesh (12%), Paquistão (11%) e Indonésia (10%).

📉📈 Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de
preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.