Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa

Postada em: 03/04/2020


📉 Algodão em NY - Esta foi mais uma semana ruim para os contratos de algodão negociados na Bolsa de NY (ICE).  Os preços da pluma caíram 5,3% na semana, rompendo a barreira dos US$ 0,50/libra-peso.  Maio/20 fechou em US$c 49,99/lp nesta quinta.  A queda acumulada dos preços da pluma em 2020 é de 27,7%.  O contrato Dez/2020, referência para a safra nacional 19/20, fechou a última semana com queda de 6,4%, a USc 51,12/lp.  Os problemas econômicos globais causados pela Covid-19 são a principal causa de queda das cotações.

 

🇺🇸 Estimativa de Área 1 - A partir de abril, as atenções se voltam para as projeções de área plantada e produção nos EUA e nos demais países do hemisfério norte.  Muitos se recordam que, durante o USDA Agricultural Outlook Forum em fevereiro, o economista-chefe do USDA, Rob Johansson, projetou a área plantada de algodão no país, na próxima safra (20/21), em 12,5 milhões de acres (5,06 milhões de hectares), 9% a menos que 19/20, quando foram plantados 13,74 milhões de acres (5,54 milhões de hectares).

 

🇺🇸 Estimativa de Área 2 - Entretanto, para a surpresa geral, o relatório Prospective Plantings do USDA, de 31 de março, estimou em 13,70 milhões de acres a área a ser plantada no país este ano – SOMENTE 0,3%  a menos que 2019.  Em seis estados - Flórida, Kansas, Missouri, Novo México, Oklahoma e Texas – a área projetada para 2020 é maior que no ano passado. Entretanto, como estes dados foram coletados no início de março, ainda é esperada uma redução, devido aos preços atuais.

 

🇮🇳 Índia - A Índia reduziu os royalties que os produtores pagam por biotecnologia, pela terceira vez em quatro anos.  O governo do primeiro-ministro Narendra Modi decidiu reduzir os royalties pagos pelas empresas de sementes indianas à Monsanto por seu algodão geneticamente modificado, em 49% a 20 rúpias por um pacote de 450 gramas. Segundo o governo, os agricultores indianos adotaram algodão BT, resistentes a lagartas, mas isso não impediu as infestações, como da lagarta rosada do algodão.

 

🇮🇳 Índia 2 - O plantio de algodão na Índia, o maior produtor mundial da fibra, começa com o início das chuvas das monções em junho, embora as lavouras irrigadas possam começar no início de maio.  As monções (fenômeno climático que provoca fortes chuvas) são fundamentais para determinar a produção de algodão, pois a fibra é cultivada principalmente em áreas de sequeiro no país.

 

🇨🇳 BCI - A Better Cotton Initiative (BCI) anunciou a suspensão de todas as suas atividades na região de Xinjiang, na China, após contínuas acusações de trabalho forçado na região.  Esta região responde por aproximadamente 80% de toda produção Chinesa de algodão e agora não poderá ter a certificação do BCI.  Com isso, o Brasil, que já participava com cerca de 1/3 de todo algodão certificado BCI do mundo, deve aumentar sua fatia.

 

📊 Oferta e Demanda - Na próxima semana, o USDA divulgará o relatório de estimativa de oferta e demanda mundial de abril/2020 (WASDE).  É esperado que este relatório já reflita os efeitos da Covid-19 nas suas projeções de demanda mundial de algodão.

 

🚢 🇺🇸 Exportações – As vendas de algodão americano 19/20 na semana caíram bastante.  Foram vendidas 33,4 mil toneladas, 47% menos que o volume da semana anterior.  Já os números de exportação foram muito bons. Foram exportadas 90,9 mil toneladas de algodão (+4% que semana anterior).

 

🚢 🇧🇷 Exportações - O Brasil exportou 140,7 mil toneladas no mês de março.  Este foi um número recorde para o mês de março no país.  Com isso, o total exportado da safra chega a 1,7 milhões de toneladas, faltando três meses para o fim da temporada.

 

📉📈 Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de

preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.