Renner e Youcom lançam calça jeans 100% rastreadas por blockchain

Postada em: 06/06/2022


​A Renner e a Youcom lançam uma iniciativa até então inédita no país. As marcas investiram nas primeiras peças de jeans 100% rastreadas usando blockchain, tecnologia que permite o acompanhamento de todo o ciclo da confecção da peça.


A necessidade de maior transparência no processo produtivo é uma demanda no mercado de moda. Como uma forma de alcançar esse objetivo, a Renner e Youcom se uniram à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio da Sou de Algodão Brasileiro Responsável (SouABR). Com a parceria, entregam a possibilidade do consumidor conhecer a trajetória do item.


A novidade se deve à tecnologia blockchain, que criptografa e registra os dados de forma distribuída, garantindo a sua autenticidade e impedindo qualquer alteração no processo. Com a ferramenta do QR Code, impresso nas etiquetas, o consumidor poderá rastrear desde as fazendas certificadas, onde a matéria-prima é produzida, até o destino final.

Nesta etapa do projeto, a Renner lançou, no fim de maio, três modelos de calça jeans feminina. A Youcom, por sua vez, chega com dois modelos que começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho.

Henry Costa, diretor de produto das lojas Renner, explica que a iniciativa avança na discussão da sustentabilidade. “Este projeto mostra que é possível conciliar moda e inovação para dar maior transparência ao processo produtivo de ponta a ponta, ao mesmo tempo em que nos permite engajar e influenciar positivamente os fornecedores e parceiros”, contou em comunicado à imprensa.

A certificação de autenticidade é fornecida pela Abrapa às fazendas de algodão que possuem 183 itens de verificação, distribuídos em oito frentes. Inclui, por exemplo, contrato de trabalho e condições dignas.


Pontos como veto a qualquer tipo de discriminação; segurança e saúde dos trabalhadores; além de boas práticas de preservação ambiental, estão entre as condições estabelecidas pela associação. A ideia é que a iniciativa seja cada vez mais expandida.


De acordo com o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, em 2012, foi criado um protocolo único de certificação para as fazendas produtoras de algodão do Brasil. “É uma jornada longa conseguir levar essa certificação até a palma da mão do consumidor, que está mais exigente”, explicou.


Serviço
A novidade dos jeans da Renner e Youcom estão disponíveis no e-commerce das marcas. Também é possível encontrar em lojas físicas selecionadas.

Metrópolis
Ilca Maria Estevão
06/06/2022 12:00,atualizado 06/06/2022 11:36
Fonte: