Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) refuta capacidade cancerígena do glifosato

Postada em: 03/06/2022


Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) refuta capacidade cancerígena do glifosato

 

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, o parecer do Comitê de Avaliação de Risco (RAC) da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) de que o glifosato não deve ser classificado como cancerígeno deve ser olhada com atenção pelas autoridades brasileiras. O parecer do RAC será finalizado e publicado até meados de agosto e enviado à Comissão Europeia e à European Food Safety Authority. As informações são da IHS Markit, empresa de fornecimento de dados e tecnologia.

 

Tanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tendem a seguir o que a União Europeia dita quando o assunto é a análise de risco de defensivos químicos. Neste caso, o comitê constatou que as evidências científicas sobre o ingrediente ativo não atendem aos critérios de classificação, portanto, não deve ser classificado como cancerígeno e tóxico à reprodução. "É uma decisão que só reforça os estudos feitos pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", afirma Busato.

 

O parecer do RAC será ainda finalizado, mas segundo o RAC, as evidências científicas disponíveis não possibilitam a classificação do ingrediente em classe específica de toxicidade, ou como substância cancerígena, mutagênica ou tóxica para a reprodução. Durante a avaliação, foi considerado extenso volume de dados científicos e centenas de contribuições recebidas nas consultas públicas.

 

 

Sustentabilidade na agenda da cotonicultura

 

A Abrapa vem trabalhando com o propósito de garantir e avançar em ações de sustentabilidade, apoiando a implantação de biofábricas nas fazendas para a produção de microorganismos, como bactérias ou fungos para o controle de pragas e doenças e necessários à política de substituição de produtos químicos.