O Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil do país, participou novamente do São Paulo Fashion Week. Esta edição foi sua primeira parceria com João Pimenta, com patrocínio ao Projeto Estufa, iniciativa do SPFW para apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir moda, o qual o estilista representa.
Para o desfile feminino, que aconteceu no dia 22 de outubro, João Pimenta fez uma imersão no universo do movimento e criou uma coleção inteiramente feita de algodão, com uma fibra só, o que representou um desafio para o estilista que costuma trabalhar com muitos fios. "Quis quebrar também um tabu, porque as mulheres brasileiras não consomem muito algodão, a não ser na camisa, no jeans, elas ainda acham que demora a secar, que amassa. Toda fibra natural amassa, vide o tafetá de seda e o linho'', contou Pimenta.
Para o desfile na 46ª edição da semana de moda nacional, o movimento trouxe 10 marcas parceiras para colaborações, que forneceram desde os bordados e fios até os tecidos usados na coleção. Bordana, Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, ITM Têxtil, Norfil, Santanense, Trecê Brasil, Urbano Têxtil e Vicunha estarão na passarela em criações inéditas assinadas por João Pimenta.