Abrapa seleciona gráficas para impressão de etiquetas SAI e selos ABR

Compartilhar
Share on emailMande esta matéria por e-mailShare on printImprimir
Postada em: 18/03/2016
 
 
Nesta semana, a Abrapa concluiu o processo de seleção e credenciamento das gráficas oficiais para impressão das etiquetas do SAI e dos selos de Certificação ABR para as próximas duas safras (2015/2016 e 2016/2017).  Após a conclusão de todas as etapas do processo de seleção e realização de visita técnica nas gráficas finalistas, realizada no período de 09 a 11/03/2016, os três estabelecimentos melhor classificados foram credenciados para as impressões das etiquetas SAI dos selos ABR:
 
GRÁFICA APLIC - Goiânia - GO
Contato: Daniela Vilaça ou Marco Antonio
Telefone: (62) 3282-3949
Whatssapp: (62) 8458-1122
E-mail: daniela@aplicetiquetas.com.br / marcovendas@aplicetiquetas.com.br
 
GRÁFICA FLEXOPRINT - Marialva - PR
Contato: Thiago Sakata
Telefone: (44) 3232-8115
Whatsapp: (44) 9846-0819
E-mail: sakata@flexoprint.com.br
 
GRÁFICA SCAN BRASIL - Guarulhos - SP
Contatos: Ana Paula ou Gabriela Modesto
Telefone: (11) 2423-7500 – ramal: 255 / 240
Whatsapp: (11) 98404-8803 / (11) 99321-0397
E-mail: paula.oliveira@scanbrasil.com.br
 
Processo de escolha
A Abrapa realizou o processo de seleção, seguindo critérios estabelecidos no edital, divulgado em 18/12/2015. “A primeira etapa consistiu em análise dos formulários enviados pelos estabelecimentos. Após consulta sobre a situação tributária da empresa, contato com clientes para levantamento de referências e aprovação técnica das amostras pela Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, foi realizado um procedimento de pontuação das gráficas habilitadas pela aplicação de seis critérios que determinaram a qualidade do trabalho prestado”, explica João Carlos Jacobsen Rodrigues, Presidente da Abrapa.
 
A segunda etapa do processo consistiu em agendar visitas nas cinco gráficas pré-finalistas para conhecer as instalações, estabelecer contato com a equipe e realizar entrevistas com os responsáveis. “Essas visitas são realizadas por técnicos da Abrapa e especialistas independentes em serviços gráficos. As gráficas finalistas, nesta etapa do processo, também produziram protótipos que foram avaliados pela equipe técnica e pela GS1 Brasil que, por sua vez, indicou as correções e ajustes a serem feitos. A quarta etapa contou com uma 2º visita técnica para verificações finais.”, esclarece o presidente.
 
Pesquisas de qualidade realizadas na última safra (2014/2015) mostraram que tanto os serviços prestados pela Abrapa com o sistema SAI, quanto os prestados pelas gráficas selecionadas, satisfizeram as expectativas dos associados e facilitaram bastante a vida do produtor e do comprador de algodão. “A Abrapa está sempre trabalhando para que o produtor tenha sucesso com seu produto e consolide o algodão brasileiro no mercado nacional e internacional”, conclui.
 
SAI
No quesito identidade, o Sistema Abrapa de Identificação (SAI) é a principal ferramenta para garantir a rastreabilidade dos fardos de algodão. As etiquetas SAI identificam cada fardo beneficiado com um código único que, além de trazer a numeração de série, prensa e outros dados, permite que o comprador rastreie a algodoeira que beneficiou o algodão.  As etiquetas são impressas em três versões: polietileno com ilhós, polietileno sem ilhós e adesivo acrílico.
 
Programa Algodão Brasileiro (ABR)
As mesmas gráficas selecionadas serão responsáveis por realizar a impressão do selo ABR. Este visa promover a gestão sustentável e a continuidade do negócio, o fortalecimento da imagem do algodão brasileiro e à conquista de espaço no crescente mercado do algodão sustentável. O selo é impresso apenas na versão adesivo acrílico.