Nota da Abrapa contra a tentativa do governo brasileiro de sobretaxar as exportações

Compartilhar
Share on emailMande esta matéria por e-mailShare on printImprimir
Postada em: 03/02/2016

​A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Abrapa, foi surpreendida com a notícia de que o governo pretende extinguir a isenção do pagamento da contribuição previdenciária dos produtores rurais que exportam. Entendemos que o governo deve buscar formas de equilibrar o caixa da Previdência Social, mas ao penalizar o agronegócio, está agindo contra o único setor da economia do País que tem garantido o mínimo equilíbrio na sua balança comercial. Sobretaxar as exportações brasileiras significa tirar a competitividade do setor que já é onerado por uma enorme carga tributária,  paga o   maior valor pelos defensivos agrícolas praticado no mundo, sofre com uma logística de transporte e escoamento precária e enfrenta enormes dificuldades para obter crédito para o custeio e os investimentos necessários. Apesar disso, tem se destacado como o setor mais produtivo da economia brasileira.


Enquanto o novo governo da Argentina adota medidas para incentivar o seu agronegócio, estimulando a produção e as exportações, nos deparamos com um movimento contrário por parte do governo brasileiro. Entendemos que tal atitude, ao invés de gerar maior receita aos cofres da Previdência Social, irá gerar um enorme desestímulo dentro do setor numa demonstração clara por parte do governo de que não reconhece o esforço que os produtores rurais brasileiros  têm feito para manter o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos, fibras e energias renováveis do mundo.


Na defesa dos interesses dos agricultores, a Abrapa manifesta-se radicalmente contra qualquer medida que venha a representar aumento de custos num momento em que,  o que precisamos, é maior mobilização por parte do governo para nos apresentar medidas de estímulo que nos permitam continuar  produzindo e levando  o nome do nosso país junto com a nossa produção pelo mundo afora.
 
Abrapa,
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.