Logon

 institucional

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"Estamos dando novos passos rumo a um novo tempo na circulação de informações e transparência, quando o assunto é o algodão brasileiro."   ​

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Um dos pilares da Abrapa, desde sua criação em 1999, semp​re foi a confiança. A confiança nas associações estaduais, nos produtores de algodão, nos compradores e principalmente em quem trabalha para manter a cotonicultura viva no país. É pensando nesses laços criados que estamos dando novos passos rumo a um novo tempo na circulação de informações e transparência, quando o assunto é o algodão brasileiro.  

É nesse cenário que inauguramos o novo portal da associação, com o dever de ser símbolo desta nova fase. Repaginamos a nossa imagem na internet para traduzir toda a parceria e confiança que depositamos nos diversos agentes da cadeia produtiva. Queremos mostrar para os produtores e para o mercado o trabalho que vem sendo realizado pela Abrapa e suas associadas, como fomentadoras da melhoria da produção do algodão brasileiro, com responsabilidade social e ambiental, e cada vez mais competitivo, tanto no cenário nacional quanto internacional. Queremos garantir também uma abertura e manutenção de um espaço para engajamento e comunicação com todos os interessados nas informações do cenário da cotonicultura.

Essa nova fase não será marcada por apenas mudanças na aparência, mas pelo lançamento de importantes projetos liderados pela Abrapa. Entre eles, quero destacar os mais recentes: Standard Brasil HVI (SBRHVI) e o programa de incentivo ao consumo do algodão no mercado interno.

O SBRHVI nasce com o propósito de garantir que cada fardo de algodão que saia das unidades produtivas de cada região brasileira chegue ao seu destino, nacional ou internacional, conforme as expectativas do mercado. A exigência do comprador é algo que vem crescendo constantemente e as tomadas de decisões precisam ser cada vez mais assertivas. Este modelo que pensamos é o providencial para facilitar e embasar essas escolhas. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco atestar a qualidade e garantir a credibilidade e confiabilidade exigidas pelo comprador de algodão. A Abrapa concretizou e unificará a tecnologia com a rastreabilidade por meio da implantação do novo Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), em Brasília, ainda em 2016. A obra reúne todo o potencial do sistema SAI e do programa SBRHVI e possibilita a rastreabilidade total do fardo de algodão com informações de origem que vão desde a unidade produtiva, o estado, a usina que beneficiou, além de informar as características intrínsecas da pluma. O CBRA também será responsável por auditar o trabalho de todos os outros laboratórios de classificação da fibra distribuídos pelo país, respeitando padrões internacionais de classificação que são exigidos pelo mercado. Esta obra coloca os produtores de algodão à frente de seus concorrentes e concede ao importador condições de aferir a qualidade da fibra e todo seu histórico.  

Além do lançamento do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), a Abrapa está engajada na preparação do lançamento de um grande programa de incentivo ao consumo do algodão no mercado interno, previsto para novembro de 2016. O intuito é dar início a ações que levem o consumidor final a conhecer os benefícios do algodão e a ver a fibra natural como uma opção viável para compra. Queremos mostrar aos brasileiros que o algodão é produzido com responsabilidade socioambiental, pode e é fashion, pode e está na moda, traz conforto, é natural e tem tantos outros atributos que queremos levar diretamente ao grande público.

Todas estas iniciativas poderão ser conferidas no portal da Abrapa. O último trimestre de 2016 é tempo de finalização de gestão e entrega de muitos projetos que terão continuidade nos próximos anos. O portal foi renovado para que toda a cadeia e a sociedade possa acompanhar o trabalho da Abrapa em prol do setor e do agronegócio brasileiro.  

Esperamos que todos gostem.



João Carlos Jacobsen Rodrigues,
Presidente da Abrapa,
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

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